top of page

Conheça seus principais Direitos Trabalhistas!


Conheça seus principais Direitos Trabalhistas!

Carteira de Trabalho: A CTPS deverá ser devidamente registrada e devolvida ao funcionário em até 48 horas (Art. 29 CLT), além disso o contrato de experiência de até 90 devendo ser informado nas anotações gerais (Art. 445 CLT)

Vale Transporte: O empregador é OBRIGADO a fornecer quantas passagens forem necessárias para o percurso casa x trabalho e vice- versa, com desconto de até 6% do Salário BRUTO do trabalhador. (Lei 7. 418/85). Lembre-se, a utilização indevida do empregado com desvio de finalidade, ensejará a uma possível justa causa.

Férias: Todo trabalhador tem direito a 30 dias de férias, após 12 meses trabalhados, desde que não tenha mais de 5 faltas injustificadas. O art 143 possibilita a conversão de 1/3 das férias em pecunio (dinheiro). O pagamento das férias deverá ser feito em até dois dias antes das férias

Faltas: A CLT prevê algumas situações justificáveis para abonar a falta, tais como:

Falecimento do conjugue,pai, mãe, filho, irmão, ou pessoa que viva sob sua dependência quando declarado, até 2 dias consecutivos.

Casamento- 3 dias consecutivos

Licença-Paternidade- 5 das corridos

Doação Voluntária de Sangue- 1 dia por ano

Existem outros motivos justificáveis previstos em convenção coletiva.

13° Salário: Deverá ocorrer em duas parcelas, a 1° até 30 de Novembro e 2° parcela até 20 de Dezembro. Comissões e Horas extras integram o cálculo.

FGTS: O empregador deverá recolher 8% mensal sobre a remuneração do trabalhador, todo trabalhador tem uma conta vinculada a Caixa Economica Federal, que serve como uma conta poupança, o trabalhador poderá sacar em caso de dispensa sem justa causa, aposentadoria, ou financiamento de imóvel próprio.ATENÇÃO: Fgts não é descontado do funcionário! É um pagamento feito pela empresa.

Ficou com alguma duvida ou quer saber mais sobre seus direitos? Entre em contato, deixe sua duvida ou sugestão!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page